ANGOLA E ESPANHA PROJECTAM NOVO ACORDO DE SEGURANÇA



Fonte: Angop

Luanda - A República de Angola e o Reino de Espanha poderão, nos próximos tempos, rubricar um novo acordo de cooperação no domínio da segurança e ordem interna, informou nesta quarta-feira, em Luanda, o secretário de Estado do Interior, Hermenegildo Félix.

O responsável, que falava na cerimónia de outorga da Ordem de Mérito Civil de Espanha ao comissário José Dembi, declarou que tal pressuposto vai conferir um novo impulso e dinamismo nas relações já existentes.

Reiterou a disponibilidade da direcção do seu pelouro continuar a cooperar com a congénere do Reino de Espanha, para quem os resultados têm-se revelado mutuamente vantajosos, quer no quadro bilateral, quer multilateral.

“A vitalidade destas relações serão ainda mais consolidadas, uma vez que estamos em vésperas de assinar, com a parte espanhola, o novo Acordo de cooperação no domínio da segurança e ordem interna”, declarou.

Fez saber que nos últimos anos, a cooperação entre os dois países tem conhecido avanços significativos, com vantagens recíprocas, revigoradas pela implementação de projectos diversificados em distintos sectores da vida nacional.

Adiantou que a cooperação entre os ministérios do Interior de Angola e do Reino de Espanha desdobra-se em diversos instrumentos jurídicos, que definem e regulam as relações entre si, com realce para o Acordo de cooperação em matéria de segurança e ordem interna, celebrado em Junho de 1997, em Madrid.

Hermenegildo Félix recordou que o Reino de Espanha figura do leque de países que desde muito cedo apoiaram Angola na preservação da sua independência.

No actual contexto, disse que a Espanha desempenha um papel preponderante no processo de reconstrução nacional, crescimento e desenvolvimento económico do país.

Entretanto, a embaixadora do Reino de Espanha em Angola, Júlia Olmo, realçou que os dois países mantêm uma larga e frutífera amizade, iniciada em 1977.

“Cumprimos este ano 40 anos de relações plenas e contínuas. Relações fraternais que esperamos celebrar em conjunto ao longo deste ano”, expressou.

Segundo a diplomata, “nem mesmo nos momentos mais difíceis do conflito ou no começo dos anos noventa, quando alguns países decidiram congelar as suas relações fechando as suas embaixadas, a Espanha sempre se manteve presente ao lado de Angola”.

Realçou ainda a presença, nos anos oitenta, de representantes da Guarda Civil Espanhola no país, para a formação das forças de intervenção rápida.

A Guarda Civil é um dos corpos de segurança mais prestigiosos da Europa e com uma larga história que vem desde o século XV.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas