A AURA DOS GOVERNANTES

Mauro Adriano
Por: Mauro Adriano Fernando*

O ciclo da telepolítica abriu palcos para exibir seus actores, melhorar os discursos, maquiar situações e plantar versões no jardim da política. A propaganda pavimentou o caminho dos governos na esteira de um Estado adornado pela fosforescência mediática, exaltando seus chefes e promovendo desfiles de personalidades.

A estética embalou a semântica, criando até embaraços em Políticos não afeitos a teatralização, como o ex-presidente francês François Mitterrand, que chegou a lamentar: "Na TV, o que eu digo vale bem menos do que a cor que as pessoas enxergam em mim".

A propaganda governamental evoluiu de tal maneira que passou a ser protagonista nas estratégias de persuasão social. Os governos tornaram-se os maiores anunciantes dos veículos. Vamos acompanhando nos últimos tempos, quanto os mesmos têm gastado com propaganda governamental. Propaganda é a alma do negócio, ou seja, da imagem e da visibilidade.

Restam as perguntas:

Há sentido em gastar tanto dinheiro em propaganda quando se vêm a infinidade de buracos na estrutura de serviços?

Analisemos a questão. É dever dos governos prestar contas de suas tarefas a sociedade, da mesma forma que é um direito do cidadão saber o que os governantes fazem mas não deveriam fazer; não fazem mas deveriam fazer; ou fazem porque são obrigados constitucionalmente a realizar.

O jogo democrático carece de informação e transparência, possibilitando ao representado monitorar as acções desenvolvidas pelos representantes. O problema passa a existir com a montanha de exageros formada para glorificar as administrações.
Plasmar uma aura para abrilhantar factos que não passam de mera obrigação do governante; criar efeitos estéticos para engabelar o telespectador; maquiar dados; montar uma engenharia persuasiva para provar que gato é lebre; enfim, cobrir o corpo dos governantes com um manto de beleza e exuberância, convenhamos, pode até ser elogiável no aspecto da criação publicitária, mas é discutível do prisma ético.

*Consultor Político
---------------------------------------------------------------
Contactos/blog: jornalfalante@hotmail.com/ 932 952 129


0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas