MPLA manifesta consternação

Fonte: JA

Mohamed Abdelaziz, ex-presidente da República Árabe Saharaui Democrática

O vice-presidente do MPLA, Roberto Victor de Almeida, considera o desaparecimento físico de Mohamed Abdelaziz, presidente da República Árabe Saharaui Democrática e secretário-geral da Frente Polisário, uma “perda irreparável”.


“O desaparecimento físico desta figura eminente da resistência do povo contra a ocupação ilegal, constitui uma perda irreparável para os filhos da República Árabe Saharaui Democrática”, lê-se na mensagem de condolências citada pela Angop.
Roberto de Almeida, vice-presidente do MPLA

Para Roberto de Almeida, Mohamed Abdelaziz foi um dos fundadores da Frente Polisário e destacou-se como um combatente activo da luta anti-colonial, em prol da defesa dos direitos à liberdade, à autodeterminação e à independência do povo saharaui.
“Foi com a mais profunda consternação que, tomámos conhecimento do seu passamento físico. Neste momento de profunda dor, em nome da Direcção do MPLA, dos seus militantes e simpatizantes, inclinamo-nos diante da memória de Mohamed Abdelaziz e apresentamos, à Frente Polisário e à família, as nossas mais sentidas condolências”, refere.
O secretário-geral da ONU também reagiu à morte do presidente da República Árabe Saharaui Democrática e secretário-geral da Frente Polisário. Ban Ki-moon disse ter recebido com tristeza a notícia da morte, terça-feira, de Mohamed Abdelaziz.
Uma nota emitida pelo porta-voz de Ban Ki-moon menciona que Abdelaziz era uma “figura central” na busca por uma solução ao conflito do Saara Ocidental. Os dois líderes encontraram-se em Março durante a visita de Ban Ki-moon aos campos de refugiados do Saara Ocidental na Argélia. Segundo o comunicado, Ban Ki-moon espera continuar o trabalho para ajudar os envolvidos a chegarem a uma “solução política mutualmente aceitável” que permita a autodeterminação da população do Saara Ocidental.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas