NUNCA O BNA ESTEVE TÃO NEGATIVAMENTE NA BOCA DOS CIDADÃOS



Por Adão Weka

Anteriormente ser empregado do Estado, adstrito ao Banco Nacional de Angola (BNA), era motivo de status e cheirava a competência. Hoje, para muitas famílias, a imagem do funcionário do banco central está meramente ligada a incapacidade de inspiração, inovação e criação que se tem repercutido negativamente na vida delas.

Portanto, reconhece-se que o poder «cambial» das famílias angolanas já era exíguo desde o mês de Janeiro passado, mas tornou-se mais insignificante, após o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, traído pelos diplomas académicos de Walter Filipe e por lobistas que intercederam a favor deste, nomeou-lho a Governador do Banco Nacional de Angola.

A princípio, contrariamente aos académicos, a nomeação de Walter Filipe foi bem acolhida pela massa popular (maioritariamente leiga), face aos credenciais do agraciado: um homem jurista - virado para vertente económica e empresarial e proprietário intelectual de uma obra literária, intitulada: “O Banco Nacional de Angola e a crise financeira”, onde o autor revelou-se (aos olhos das pessoas) capaz de grandes desafios. Ledo engano.

Posto no cargo, cujo maior objectivo é o de criar políticas monetárias, financeira e cambial, Walter Filipe revelou-se incapaz de os fazer, se os concebeu, falhou.

Ao invés de reconhecer o próprio fracasso e depositar total atenção na criação de políticas que facilitem o acesso de divisas aos cidadãos, o jovem governador desperdiçou energias atribuindo culpas às kinguilas (mulheres que se dedicam a compra e venda ilegal de divisas).

Entretanto, se calhar vista como a única solução para estabilizar o exercício financeiro e cambial, o Comité de Política Monetária do BNA, sob orientação de Walter Filipe, recomendou, sem qualquer estratégia de actuação e coordenação, às autoridades competentes maior controlo e responsabilização dos agentes promotores do mercado informal de moeda estrangeira.

Posto desse modo, os Operativos do SIC e da Polícia Nacional entraram em acção, as kinguilas sofreram. E há evidências de que boa parte dos dinheiros apreendidos não foram lacrados e enviados às autoridades de direito, mas sim, repartidos entre os diferentes agentes do MININT que estiveram na referida operação.

No caso vertente, só o Estado saiu a perder, muito por graça às estratégias tomadas pela actual direcção do BNA.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas