ÍNTEGRA DO DISCURSO DO SECRETÁRIO NACIONAL DA JMPLA NO VIIº CONGRESSO DO PARTIDO




"Os dirigentes do JMPLA de todo país e das Comunidades angolanas no exterior, saudamos a realização do VIIº Ordinário Congresso do MPLA.

Pelo êxito do Processo Orgânico, a partir do envolvimento das estruturas de base, até hoje, a JMPLA considera que o Congresso do Partido já é um sucesso.

Nos vários níveis é visível a aposta na juventude, por isso, felicitamos e encorajamos o nosso partido a perseguir nesta senda, reconhecendo o mérito, a capacitação e a militância, isto é que faz do MPLA diferente e melhor.

Caros camaradas, a nossa satisfação é muito maior ainda porque chegamos na fase derradeira para reafirmar e concretizar o grande desejo, manifestar e apoiar massivamente por todos os militantes da JMPLA que é o de continuar a ter na liderança do nosso Partido, o candidato da juventude, o engenheiro José Eduardo dos Santos.

Camaradas, qualquer pessoa de bem reconhece a grandeza do nosso líder, centradas nos principais emblemais incontestáveis, o Pacificador, o Promotor da Unidade e da Reconciliação Nacional, o Incansável Trabalhador para o bem-estar das nossas famílias, mesmo em tempos difíceis como actualmente observamos.  

Vale dizer que enquanto outros ficam só com as críticas infundadas e avaliações negativas, o camarada Presidente nos diz: «vamos trabalhar, vamos diversificar a nossa economia, porque o mais importante é resolver os problemas do povo.

Camada Presidente, a J está contigo e não podia ser diferente, estamos confiantes porque nunca virou as costas à luta e o engajamento responsável de todos nós, vai ajudar a atenuar as dificuldades que enfrentamos.

Camarada Presidente, o nosso apoio incondicional tem vários fundamentos, desde já, seguindo os ideais que deram origem ao nosso Partido, e a visão do Guia Imortal e fundador da Nação, o saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, no presente, honestamente, devemos a vossa excelência, a referência que Angola tem, de ser um país africano com estabilidade política, mesmo depois do nosso passado difícil, como bem sabemos.

Por essa razão, convido os estimados presentes uma especial atenção às palavras do nosso líder, logo após os termos dos combates em 2002 e antes mesmo da assinatura dos Acordos que deram a paz definitiva a Angola.

«Os angolanos têm que ser capazes de perdoar criar condições para que se faça rapidamente a Reconciliação Nacional e que caminhemos para criação das condições que permitam afastar a vingança, perdoar e reconstruir Angola, começando por uma reconciliação plena».

Viva Camarada José Eduardo dos Santos.

Camaradas, encorajamos o Executivo a continuar a trabalhar para a promoção de emprego, um dos principais problemas que a juventude enfrenta, bem como a atenção a formação académica e técnico-profissional com qualidade e mérito, sem esquecer a moralização e o diálogo permanente, cujo principal percursor é o líder, com a realização do histórico encontro Nacional da Juventude e o incentivo permanente ao patriotismo.

Neste sentido, ao cumprimento da vossa superior orientação, a JMPLA destaca as Jornadas Patrióticas no município do Alto Zambeze, em trabalho conjunto com o Comité Provincial do Moxico, que culminou com a edificação de um monumento dignificante, em Caripande, local onde tombou e repousam os restos mortais do Comandante Hoji Ya Henda, o Patrono da Juventude Angolana.

Finalmente, gostaríamos de apelar os jovens angolanos a uma reflexão simples, mas muito importante, baseada no seguinte: nos anos de 1992, 2008 e 2012, já ouvimos discursos infundados baseados em desconfiança dos Processos Eleitorais, passado esse tempo todo, apenas em fase preparatória, nos termos da Constituição, já alguém que quer continuar os mesmos discursos, curiosamente, os mesmos que nos acusavam de que o MPLA não quer fazer eleições. Não está correcto, democracia não é isso.

Vamos mobilizar todos os cidadãos de Cabinda ao Cunene, para aderir ao Registo Eleitoral no dia 25, e esperar o confronto nas urnas, isso sim é que é democracia.

Para terminar, recordemos às célebres palavras do nosso Presidente, segundo as quais: «não existem vencedores antecipados, devemos nos organizar e preparar-se convenientemente, porque o MPLA não precisa de fraude para vencer eleições», fim de citação. Os números falam por si, incluindo mulheres, a juventude é a maior população angolana, tal como no passado, em 2017 a vitória é certa.

De Cabinda ao Cunene um só Povo, uma só Nação. A vitória é certa".

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas