O calvário do mediador do acordo que antecedeu Bicesse

William Tonet
Fonte : F8
O mês de Maio passou, com ele as celebrações dos Acordos de Bicesse, rubricados por José Eduardo dos Santos e Jonas Savimbi, precisamente a 31 do mês em referência de 1991, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, na República portuguesa. Aquele acordo “pontapeou” para fora de Angola o regime comunista de então, e escancarou, ainda que titubeante, as portas para democracia, permitindo assim, a realização das primeiras eleições-gerais, e outras práticas associadas a democracia.
Entretanto, para todos os angolanos, o mês de Maio representa o marco da paz, da liberdade, coabitação pacífica na diferença e da emancipação económica, se quisermos.
O mês que tanto exalto não só registou o Bicesse, o Maio registou também os acordos do Alto Kauango, que se torna ainda mais importante por ter sido o primeiro pacto mediado por um cidadão nacional. O acordo supra entre o MPLA (Governo) e a UNITA (rebelde) ocorreu no 19 do mês e ano enunciados, e foi mediado pelo jornalista William Tonet, director-geral deste jornal.
WT assinando a acta de reunião entre os beligerantes (MPLA) (UNITA)
Pois, a calma das tropas de ambos os lados e o silêncio das armas de fabrico russo e americanos, gerados pelo pacto de Alto Kauango permitiu uma negociação de confiança entre os beligerantes (MPLA vs UNITA) em Portugal.
Por isso mesmo, o “Kauango” deveria ser motivo de regozijo e de reconhecimento interno e externo. Mas, infelizmente, por além de seus esforços positivos serem relegados para o esquecimento, William Tonet é perseguido, achincalhado e vilipendiado por todos quantos acham que dizer que os cerca de 4,3 milhões de dólares doados a República de Angola, pela Organização Não-Governamental (ONG) internacional The Global Fund, que seriam destinados ao programa de combate à malária no país, foram desviados e por conta disso, várias crianças morreram por falta de medicamentos nos hospitais, é odiar o Presidente da República e o país; por aqueles que acham que somente dizer, mesmo que seja a mais pura verdade, que o Presidente da República está com um consulado excessivamente longínquo, é odia-lo a ele e ao país; ou ainda por aqueles que acham que somente dizer que a selecção sénior masculina de futebol tem perdido muito, daí a necessidade de mais e melhor investimento, também é odiar o Presidente e o país.
Por isso mesmo, ao invés de ser recordado ou protegido pelo estado, sob vários pretextos que não vale apena chama-los aqui, WT perdeu o direito de exercer advocacia, e por orientação sabe-se lá de quem, as empresas públicas e privadas deixaram de publicitar suas marcas no jornal dirigido ele, com agravante de algumas gráficas se negaram imprimir o referido jornal, F8.
Portanto, todas essas medidas irresponsáveis e antipatrióticas, são tomadas com o objectivo de desprover o jornalista de meios que possam gerar sustento à sua família. Infelizmente. 

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas