MALANJE É A CAPITAL DA INDÚSTRIA ANGOLANA

Fonte: JA
Uma delegação do Ministério da Indústria efectua hoje visitas guiadas a várias fábricas em Malanje, no quadro da agenda de trabalhos do Conselho Consultivo Alargado deste departamento ministerial, a ter lugar amanhã, nesta cidade.

A visita é precedida de um encontro alargado de auscultação e esclarecimentos da ministra Bernarda Martins com os industriais locais. O Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Indústria tem como lema “Promover o crescimento sustentável e inclusivo da indústria transformadora nacional visando a diversificação da economia”.

A ministra Bernarda Gonçalves Martins trabalha em Malanje, que por 48 horas centraliza as atenções nacionais no que se refere ao debate alargado sobre os caminhos do sector da Indústria em Angola, numa altura em que ganha corpo a diversificação da economia e o sector não petrolífero a assumir um papel de destaque. Há cerca de dois anos, Bernarda Martins inaugurou um Pólo Industrial na localidade de Quemba, 15 quilómetros a leste da cidade de Malanje. O Pólo de Desenvolvimento Industrial de Malanje foi fortemente afectado pelas dificuldades financeiras do país resultantes da quebra nas receitas petrolíferas.

O projecto que se espera vir a ter um novo impulso com a realização na província do Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Indústria, contempla várias unidades fabris de grande, média e pequena dimensão, áreas administrativas e estaleiros.

Muitas das propostas de investimentos no Pólo feitas por altura da inauguração do empreendimento, algumas com projectos e espaços cedidos, aguardam uma melhor altura para o início das actividades. Quando da inauguração do Pólo Industrial de Malanje, em 2015, a ministra da Indústria visitou a fábrica de botas militares, a unidade de transformação de soja, a companhia de alimentos e foi ver de perto o funcionamento da companhia de Bioenergia de Angola (Biocom), no município de Cacuso.

Amanhã, além de debates sobre os diversos temas e de alocuções sobre processos do desenvolvimento estrutural do sector, estão previstas intervenções do governador da província, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” e da ministra da Indústria. O programa contempla ainda uma mesa redonda sobre o “Papel dos Órgãos do Ministério da Indústria na Materialização das Políticas para a Criação de um Ambiente de Negócios Favorável ao Desenvolvimento de uma Indústria Transformadora Competitiva, Sustentável e Inclusiva em Angola”, moderada pelo secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel.


O Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Indústria prevê uma segunda mesa redonda sobre a “Indústria Nacional 2018-2022: Que futuro?”, moderada pelo secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Pedro Fonseca.
-----------------------------------------------------------------------------------
Contactos/blog: jornalfalante@hotmail.com/ 916 342 578/ Faceb: Disputas Políticas

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas