JURA INSISTE NA ALTERAÇÃO DO DIA DA JUVENTUDE ANGOLANA

Há muito que a JURA – agremiação juvenil da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA) se nega a aceitar o 14 abril como o dia nacional da juventude angolana, dado o facto de a data representar a morte de José Mendes de Carvalho, conhecido como comandante Hoji-ya-Henda, então com 27 anos de idade, que dirigia as forças do MPLA no assalto ao quartel de Karipande, do exército colonial português, no Moxico, a 14 de Abril de 1968.

Para a JURA – liderada por Aly Mango, Angola e os angolanos não são o MPLA e a JMLA, pois segundo o secretário-geral da juventude do Galo Negro, o país deve ser despartidarizado com urgência e como uma das medidas, à semelhança de Mfuca Muzemba (enquanto esteve à frente da JURA), propõe o 6 de fevereiro como o Dia Nacional da Juventude de Angola, em homenagem ao Rei Mandume Ya Ndemufayo, morto pelas tropas portuguesas a 06 de fevereiro de 1917.

Aly Mango que falava na concorrida conferência de imprensa, organizada pela sua direcção, no secretariado-geral da UNITA, sita no São Paulo, em Luanda, deixou claro que está preocupado com o Processo de Registo e Actualização dos Dados Eleitorais que decorrem em todo país.


“Esta conversa também tem lugar num dia histórico para o povo angolano e, sobretudo, para a Juventude angolana, pois simboliza a data em que tombou em combate o Rei Mandume Ya Ndemufayo, a quem rendemos a mais singela e merecida homenagem. Para nós, Mandume representa uma figura congregadora, a quem a nossa proposta sempre recai para ser o Patrono da Juventude do nosso país”, disse Mango, para quem, Mandume agrega vários sentimentos e sem ligações político-partidárias.


Quanto ao processo eleitoral em curso, o substituto de Mfuca Muzemba, advogou que se “formos a analisar as histórias dos países a Sul do Saara, fica claro que só alguns poucos países é que fazem um esforço, os restantes tiveram na sua agenda, processos democráticos impulsionados pela pressão interna e externa”, recordou.
----------------------------------------------------------------------------
Contactos/blog: jornalfalante@hotmail.com/ 916 342 578/ Faceb: Disputas Políticas

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas