MAIOR OPOSITOR CONGOLÊS MORRE EM CIRCUNSTÂNCIAS AINDA POR SE EXPLICAR

Étiene Tshisekedi - opositor histórico na República Democrática do Congo (RDC), faleceu ontem (01.02.17), em circunstâncias ainda por se explicar, anunciou em Kinshasa, a União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS), partido do qual era presidente.
"O presidente Tshisekedi faleceu hoje às 17H42, em Bruxelas”, anunciou à imprensa, Bruno Tshibala, secretário-geral adjunto da UDPS.
Segundo familiares do velho opositor de 84 anos de idade, Étienne Tshisekedi, faleceu num hospital da capital belga, em circunstâncias que não foram reveladas.
A morte de "Tshitshi”, como era carinhosamente chamado pelos seus apoiantes, ocorreu oito dias após a sua partida da RDC, em plena negociações políticas sobre uma partilha do poder, até às próximas eleições presidenciais, entre a oposição e a maioria que apoia o Presidente Joseph Kabila, no poder desde 2001.
Na altura da partida de Kinshasa do opositor histórico de Kabila, observadores notaram que a decisão poderia complicar as negociações destinadas a permitir uma saída pacífica para a crise política provocada pela manutenção no poder do Presidente da República Democrática do Congo, após o fim do seu mandato, a 20 de dezembro.

Candidato derrotado por Kabila na eleição presidencial de novembro de 2011, alegadamente marcada por fraudes e várias irregularidades, Tshisekedi, jamais reconheceu a vitória do seu adversário e chegou ao ponto de proclamar-se "Presidente eleito” da RDC após o anúncio dos resultados oficiais.
---------------------------------------------------------------------------------
Contactos/blog: jornalfalante@hotmail.com/ 916 342 578/ facebook: Disputas Políticas

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas