BIOGRAFIA DOS TRÊS MAIORES CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES GERAIS EM ANGOLA DE 2017

Até ao momento, só o MPLA aprovou e pôs a circular a sua lista de candidatos a deputados à Assembleia Nacional, bem como surpreendeu pela positiva a opinião pública nacional e internacional ao substituir o seu tradicional candidato às Presidenciais por João Lourenço, actualmente a ocupar o cargo de vice-presidente presidente da organização e ministro da Defesa Nacional.

No entanto, embora a UNITA e a CASA-CE ainda não tenham aprovado as suas respectivas listas de candidatos a deputados à Assembleia Nacional e anunciar quem será o cabeça de lista das respectivas formações políticas, já é um dado adquirido que Isaías Samakuva, que anunciou em Paris, França, de que deixará a liderança dos “maninhos” após eleições, independentemente dos resultados eleitorais, encabeçará a lista do Galo Negro.

Em situação semelhante está a CASA-CE – que enfrenta a sua maior crise interna desde que foi constituída em 2012 (face a clara traição desencadeada por três dos quatro partidos que formam a Coligação). Pois, sem grande exercício mental, sabe-se que será Abel Chivukuvuku quem irá liderar a organização às eleições que se avizinham.

Entretanto, face ao se aproximar das primeiras eleições gerais sem a presença de José Eduardo dos Santos, o Disputas Políticas coloca à disposição dos leitores o perfil ou curriculum (se preferirem) dos maiores candidatos à Presidente da República.
Como óbvio, iniciamos com João Lourenço, cabeça de lista do maioritário:

João Lourenço - cabeça de lista do MPLA
João Manuel Gonçalves Lourenço - 63 anos de idade, é actualmente vice-presidente do MPLA, cargo que ocupa desde o congresso de Agosto último.
É filho de Sequeira João Lourenço natural de Malange e de Josefa Gonçalves Cipriano Lourenço natural do Namibe, enfermeiro e costureira respectivamente, ambos já falecidos.
Nasceu no Lobito, província de Benguela, é licenciado em História. Já exerceu funções de 1º Secretário do Comité Provincial do Partido e Governador Provincial do Moxico, 1º Secretário do Comité Provincial do Partido e Governador Provincial de Benguela, Deputado à Assembleia do Povo, Chefe da Direcção Politica Nacional das FAPLA, Secretário da Informação do MPLA, Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Secretário-geral do MPLA, Presidente da Comissão Constitucional, Membro da Comissão Permanente, Presidente da Bancada Parlamentar do seu partido e 1º Vice-presidente da Assembleia Nacional. O actual cabeça de lista do MPLA pratica futebol e karaté - estilo Shotokan, e tem como passatempo a leitura, o xadrez, e equitação. Para além do português, fala russo e espanhol.

Já o número 1 da lista UNITA, Isaías Henrique Ngola Samakuva: É
Isaías Samakuva - cabeça de lista da UNITA
presidente da UNITA desde 2003, período em que derrotou o general Paulo Lukamba Gato, durante o conclave interno.
Rebento de Henrique Ngola Samakuva e de Rosália Ani Ulundu, o cabeça de lista da UNITA, nascido a 08 de Julho de 1946, em Silva Porto-Gare (actual Kunje), na província do Bié, no planalto central de Angola. Para se manter no poder até ao momento, “Tio Samas”, como também é tratado, derrotou também Abel Chivukuvuku – quando esteve nas fileiras dos maninhos, de seguida, cilindrou Pedro Katchungo, no XIº Congresso.

Em 1970, Isaías Samakuva foi professor na Missão Evangélica de Camundongo e depois fez um curso de teologia no Seminário de Dondi, onde se tornou pastor evangélico. A entrada formal na UNITA deu-se em 1974 e, um ano mais tarde, foi admitido como funcionário do Ministério do Trabalho, no então Governo de Transição de Angola.
Em 1976, devido à insegurança política, retirou-se para as matas, instalando-se numa das bases da UNITA na então Região Militar 25, transitando depois para a Região 45, onde ocupou o cargo de chefe de gabinete do posto de comando. Dois anos mais tarde, Samakuva foi transferido para a Região 11 para chefiar o gabinete do então líder da UNITA, Jonas Savimbi, seguindo depois para a região do Kuando Kubango, onde passou a coordenar a logística da UNITA na denominada Frente Sul.

Em 1979, foi delegado à 12ª Conferência Anual da UNITA e eleito membro do Comité Central, tendo sido transferido para a África do Sul como representante do movimento liderado por Jonas Savimbi naquele país. Em 1984, foi nomeado vice-presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros da UNITA e, em 1986 eleito no VI Congresso para o secretariado permanente e para a direção do gabinete de Savimbi.
Entre 1989 e 1993, foi representante da UNITA no Reino Unido e, mais tarde, delegado na Europa. Depois do fracassado acordo de paz assinado em Lisboa (1991) e do Protocolo de Lusaca (1994) foi constituído em Luanda o Governo de Unidade Reconciliação Nacional e Samakuva regressou então a Angola para liderar a delegação do partido na Comissão Conjunta constituída para acompanhar a aplicação do Protocolo de Lusaca.

Em 2000, foi indigitado chefe da missão externa da UNITA e, na sequência da morte Jonas Savimbi, em combate, a 22 de fevereiro de 2002, regressou a Angola para discutir o cessar-fogo no âmbito do Protocolo de Lusaca.

Abel Chivukuvuku - presidente da CASA-CE
Por sua vez, Abel Epalanga Chivukuvuku, líder da CASA-CE, nascido no dia 11 de Novembro de 1957, no Luvemba- Bailundo, Huambo, é filho de Pedro Sanjango Chivukuvuku e  de Margarida Chilombo Chivukuvuku. O cabeça de lista da Convergência Ampla de Salvação de Angola está casado com Maria Victória Chuvukuvuku, com a qual tem três filhos.

Em 1975-  frequentou o ensino secundário Liceu Norton de Matos, no Huambo, e em 1986 beneficiou de uma formação e estágio de Telecomunicações Militares e Inteligência Militar na Alemanhã Federal. Já em 1988- Diploma de Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge - Reino Unido.

Ao ano de 2001, licenciou-se em Relações Internacionais pela Universidade da África do Sul ( UNISA ). Em 2003 especializou-se  em Administração  do Desenvolvimento na Universidade da África do Sul. ( Development Administration - UNISA ). No mesmo ano, especializou-se  em Comunicação pela mesma Universidade sul-africana. De 2003 a 2004 frequentou o curso intensivo de 18 meses em Planeamento Estratêgico, ministrado pelo Instituto Republicano Internacional.

Em 2006 concluiu o mestrado em Relações Internacionais - Universidade da África do Sul. ( UNISA ).  Ainda jovem, Abel Chivukuvuku (1974) ingressou na  JURA, organização juvenil da UNITA. Já em 76 -  ingressou nas FALA (então força militar da UNITA) como soldado, na Base de Kanhali, Huambo. 1979-1982 foi graduado a Tenente, posteriormente, Chefe-Adjunto dos Serviços de Telecomunicações Externas da UNITA, em Kinshasa. Já como Oficial Superior – coronel, em 1986-1987, o agora presidente da CASA-CE foi nomeado Chefe-Adjunto dos Serviços de Inteligência Militar da UNITA.

De seguida, foi indigitado como representante-adjunto da UNITA em Portugal, representante-adjunto da UNITA no Reino Unido e Enviado Especial do Presidente da UNITA  para os Chefes de Estado de África. Ostentando a patente de Brigadeiro em 1989/91, foi representante da UNITA junto da Organização das Nações Unidas e Encarregado da UNITA para os Países  da  Europa do Leste. Chefe-Adjunto da Delegação da UNITA na Comissão Conjunta Politico-Militar ( CCPM ), Secretário Províncial da UNITA em Luanda. Em 1992 foi secretário da UNITA para as Relações Externas. Mandatário Eleitoral da lista de Candidatos da UNITA às Eleições Legislativas de 1992. Mandatário da Candidatura do Presidente da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi á Eleição Presidêncial de 1992.

Ficou sob custodia do Governo após seus correligionários serem mortos durante os confrontos de 92, em Luanda. Em 1995-1996, foi Assistente Político do Presidente da UNITA. 1996-1997- Enviado Especial do Presidente da UNITA junto do Presidente da República de Angola. Durante o período de 97 a 98 foi deputado á Assembleia Nacional. Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA. 1998 - 2001- Deputado á Assembleia Nacional. 2001 - 2003- Deputado á Assembleia Nacional. Secretário da UNITA para os Assuntos Parlamentares. Após isso, foi Chefe da Campanha Eleitoral do candidato a Presidência da UNITA, Isaias Samakuva.

Foi, ainda 2003/2005 - deputado á Assembleia Nacional,  secretário da UNITA para os Assuntos Constitucionais e Eleitorais. Em 2008 deputado da Assembleia Nacional e Deputado do Parlamento Pan -Africano. Em 2011 foi suspenso dos orgãos de direcção da UNITA.
2012 – Participa na fundação da CASA – CE –Convergência Ampla de Salvação de  Angola – Coligação Eleitoral. Eleito Presidente da organização.
Ao terminar, importar informar que há muitas informações disponíveis sobre Abel Chivukuvuku, seria curial que outras organizações políticas se desdobrassem na mesma estratégias.
--------------------------------------------------------------------------------

Contactos/blog: jornalfalante@hotmail.com/ 916 342 578/ Faceb: Disputas Políticas

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas