ADEUS DE DOS SANTOS ALIMENTA ESPERANÇA À OPOSIÇÃO

José Eduardo dos Santos e a esposa Ana Paula dos Santos
A substituição de José Eduardo dos Santos por João Lourenço para encabeçar o partido MPLA às Eleições Gerais aprazadas para agosto próximo, gera esperança a Isaías Samakuva (UNITA), bem como ao Abel Chivukuvuku (CASA-CE), dado o facto de o cabeça de lista dos camaradas ser desconhecido pelo eleitorado jovem, que é hoje a maior população angolana.

Mas também não é correcto dizer que o actual vice-presidente do MPLA e ministro da Defesa Nacional seja um desconhecido de todo, mas é verdade que o homem andou muito tempo em hibernação, facto que precipitou o seu “parcial” esquecimento por parte dos cidadãos adultos e o desconhecimento da nata mais jovem.

Entretanto, associado aos factores enunciados que obviamente poderão influenciar negativamente à campanha eleitoral de João Lourenço (JL), embora tenha à sua disposição a “poderosa” máquina política do MPLA, estão as figuras de Isaías Samakuva e Abel Chivukuvuku, este último, é, até aqui, a par de José Eduardo dos Santos, o cidadão que se revela mais interessado em ser presidente da República, facto que o tornou bastante conhecido perante a camada juvenil.

Quase que adivinhando o cenário, na sua última passeata ao interior do bairro Palanca, Chivukuvuku lançou algumas provocações ao actual cabeça de lista do MPLA, apelando mesmo ao povo que não confiasse os destinos do país ao João Lourenço, por este, alegadamente, nunca ter visitado aquele bairro, porque, segundo ele (Chivukuvuku), “Lourenço não se importar com os cidadãos que ali habitam”.

Ora, os factos aqui vertidos não significam que a oposição irá vencer para já às Eleições, mas o MPLA teria maior probabilidade de as vencer de forma folgada se tivesse José Eduardo dos Santos como o seu cabeça de lista. Primeiro: por estar no poder há muito tempo (factor que o ajudou em eleições anteriores), segundo: por ainda representar para muita gente, o garante da estabilidade, coesão, da união e tolerância, dado o facto de muitos jovens nascidos em Luanda ou que acabaram por crescer na capital por causa da guerra, terem Dos Santos como o homem protetor.

Entretanto, no caso vertente, por mais que o ainda estadista angolano continue sendo o oleiro dos “mampelas”, a ausência de seu rosto na lista dos candidatos à Presidência da República dará oportunidade a Isaías Samakuva e Chivukuvuku por serem, no presente, os candidatos mais conhecidos entre os eleitores. Há quem diga que Eduardo Kwangana, presidente do PRS também teria alguma vantagem, mas não! Kwangana, por mais que esteja à frente de “seu” partido há mais de 24 anos, o eleitorado jovem não o conhece.
----------------------------------------------------------------------

Contactos/blog: jornalfalante@hotmail.com/ 916 342 578/ Faceb: Disputas Políticas

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas