LUANDA REVELA-SE CHATEADA COM PORTUGAL

O Governo, encabeçado por José Eduardo dos Santos, seu Titular executivo, considerou ontem de inamistosa e despropositada a forma como as autoridades portuguesas divulgaram a acusação do Ministério Público de Portugal ao Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, e alertou que essa acusação ameaça as relações entre os dois Estados.
Numa nota do Ministério das Relações Exteriores distribuída ontem à imprensa, o Governo protesta veementemente contra as acusações ao vice-presidente da República, “cujo aproveitamento tem sido feito por forças interessadas em perturbar ou mesmo destruir as relações amistosas existentes entre os dois Estados”.   
No documento, o Ministério das Relações Exteriores considera que a forma como foi veiculada a notícia constitui um sério ataque à República de Angola, susceptível de perturbar as relações existentes entre os dois Estados. “Não deixa de ser evidente que, sempre que estas relações estabilizam e alcançam novos patamares, se criem pseudo factos prejudiciais aos verdadeiros interesses dos dois países, atingindo a soberania de Angola ou altas entidades do país por calúnia ou difamação”, sublinha a nota.
O Governo angolano considera que, juntamente com Portugal, as suas relações deviam concentrar-se “nas relações mutuamente vantajosas, criando sinergias e premissas para o aprofundamento da cooperação económica, cultural, política, diplomática e social, como meio de satisfação dos interesses fundamentais dos seus povos”.
A divulgação da notícia, segundo o comunicado do MIREX, “constitui um sério ataque à República de Angola susceptível de perturbar as boas relações existentes entre os dois Estados, pois não deixa de ser evidente que sempre que estas relações se estabilizam e alcançam novos patamares se criem pseudo-factos prejudiciais aos verdadeiros interesses dos dois países, atingindo a soberania de Angola ou altas entidades do país por calúnia ou difamação”.
O Ministério das Relações Exteriores República de Angola aproveitou a ocasião para “protestar veementemente contra tais acusações cujo aproveitamento tem sido feito por forças interessadas em perturbar ou mesmo destruir as relações amistosas existentes entre os dois Estados”.
--------------------------------------------------------
Contactos/blog 932 952 129/ jornalfalante@gmail.com/ Faceb: Disputas Políticas

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas