ANGOLA PRECISA DE GESTORES FORTES – BORNITO DE SOUSA

Fonte: Angop

Luanda - Angola precisa de eficientes gestores e administradores, tanto no sector privado como no público para fazer fase ao processo de transição da reconstrução nacional para o de desenvolvimento moderno, defendeu nesta sexta-feira, em Luanda, o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa.

Falando no acto de apresentação pública da Associação dos Gestores e Administradores de Angola (AGAA), referiu que para o alcance com sucesso de tal objectivo, estes precisam de ser bem treinados e alinhados às práticas de gestão modernas.
Afirmou não bastar fazer ou edificar escolas, hospitais, portos, aeroportos, edifícios institucionais, barragens hidroeléctricas, centrais de produção ou tratamento de águas, mas também assegurar a sua manutenção, o seu correcto funcionamento quotidiano e sustentabilidade económica e financeira.
Acrescentou que uma boa gestão é ainda mais necessária e exigida em Angola, tendo em conta a situação de crise económica mundial a que o país não está à margem.
Bornito de Sousa reiterou ser necessário o treinamento devido dos gestores e administradores quer públicos quer privados, para que estes se mantenham alinhados com as melhores e mais avançados padrões de gestão, dando segmento ao momento actual de transição mundial para a chamada “Quarta Revolução Industrial”.
Tento em conta as situações em que se verifica no dia-a-dia a criação desta associação pode e deve chamar a atenção para a importância da gestão e da administração correcta, de acordo com o governante.
Com uma  plateia representada pelas 18 províncias do país, além de alguns membros do Executivo, Bornito de Sousa augura que a Associação dos Gestores e Administradores de Angola (AGAA) evoluía para uma Ordem da classe, em tempo oportuno.
Criada no dia 14 de Setembro de 2016, a AGAA conta com mais de três mil associados a nível da capital do país (Luanda) e núcleos provinciais nas demais regiões de Angola.
Na cerimónia de apresentação pública foram abordadas temas como: o papel da gestão e administração no contexto nacional e internacional do desenvolvimento económico e social, a economia nacional e internacional no contexto actual.

Ainda o contributo do profissional de gestão e da administração no desenvolvimento das instituições públicas e privadas, a gestão e administração estratégica em tempo de crise - experiência de Israel, foram entre outras aulas “magnas” ministradas por especialistas nacionais e estrangeiros.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas