MPLA ESTÁ VENCER BATALHA DE MARKETING POLÍTICO ELEITORAL


O MPLA - maior partido político angolano está claramente empenhado em cilindrar as demais forças políticas concorrentes às Eleições Gerais, aprazadas para agosto próximo.

A sua equipa de marketing político eleitoral está, ainda que titubeante, não só a inundar as redes sociais – com destaque para o facebook, um espaço então controlado pela CASA-CE, com imagens e mensagens poderosas a favor de João Lourenço (JL), cabeça-de-lista dos camaradas, mas também nos bairros, para, como os próprios dizem, fazer chegar a mensagem aos demais cidadãos sem acesso a internet.

É óbvio que os eleitores não votam para rostos bonitos ou como um determinado candidato posa numa sessão de fotos, mas segundo alguns especialistas em marketing político, esses itens são significativamente relevantes.  

Ora, como mandam as regras de estratégia eleitoral, se calhar por estar no governo, e daí servir-se das receitas públicas, o MPLA, do ponto de vista de marketing político, revela-se melhor preparado para o pleito eleitoral que se avizinha. Pois, para as eleições, os candidatos ou os seus respectivos partidos políticos devem criar tempo para pesquisas, tempo para organizar sua equipe, de conhecer os problemas da sua cidade, do seu bairro, de pensar propostas para resolvê-los, de procurar apoios, de fortalecer sua relação com o eleitor, de melhorar e fazer a comunicação sobre a sua gestão caso esteja no governo. Enfim, tempo para construir a sua vitória.

Portanto, à medida que a democracia vai se consolidando, as disputas eleitorais são cada vez mais complexas e competitivas. Eleição após eleição, os partidos políticos procuram profissionalizar suas campanhas incorporando novas ferramentas que melhorem seu desempenho eleitoral. Assim, a “intuição”, o “improviso”, o “voluntarismo” ou “faro político” que caracterizavam a organização das campanhas políticas tradicionais estão sendo complementados por técnicas mais modernas de planejamento e gestão de marketing.


Por exemplo, pode parecer insignificante, mas o MPLA é a única organização política que está a divulgar frequentemente a página de facebook de seu cabeça-de-lista, João Lourenço, onde este, alegadamente, interage com os eleitores. Até aqui, JL é o único candidato às eleições cujas fotos e vídeos estão a gerar debates nas redes sociais.
Inclusive, há membros de partidos na oposição a postar fotos e vídeos sobre João Lourenço, anexando mensagens adversas às imagens, mas tal está a conhecer repercussão contrária.
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