SÓ UM MILAGRE PODERÁ SALVAR O BD DA EXTINÇÃO

O partido Bloco Democrático (BD) – rebento primogénito e por enquanto unigénito da Frente para Democracia (FpD), esta que acabou extinta por não atingir os 0,5 por cento dos votos escrutinados nas Eleições Legislativas de 2008, está numa encruzilhada que não só a inteligência (pois é conhecido pela sua nata intelectual) o poderá salvar o couro, mas sobretudo a honestidade e acções concretas que visem o interesse dos militantes em detrimento do ego individual que caracteriza alguns dirigentes.

Ora, os manuais científicos indicam que só se alcança com perfeição o objecto que se busca ou se investiga se se tiver em conta todas as variantes com «realismo ou honestidade». Dito isso, olhando para os factos com lisura, percebe-se que o Bloco Democrático, liderado por Justino Pinto de Andrade, está longe de poder atingir os 0,5% dos votos às Eleições Gerais que se avizinham, caso nela concorra, porque, na verdade, as eleições se preparam muito antes de elas chegarem, e o BD pouco ou nada fez para as preparar.   

Infelizmente para os seus militantes, o partido será concomitantemente extinto se ficar de fora da corrida eleitoral, por não ter participado nas eleições-gerais de 2012, segundo a Lei n.º 22/10 de 3 de Dezembro que no seu artigo 33º, no ponto 4, alínea b), estabelece que o partido político que não participar, por duas vezes consecutivas, isoladamente ou em coligação, em qualquer eleição legislativa ou autárquica, com programa eleitoral e candidatos próprios poderá ser extinto. A sua alínea c) alerta que também são passíveis de extinção, os partidos que a redução do número de filiados se torna inferior ao estabelecido no n.° 1 do artigo 14.° da lei supra.

O que fazer então? No nosso entender, para bem de Angola, dado o facto de o país precisar da existência de organizações políticas como o Bloco Democrático (BD) para o reforço da ainda ténue democracia, sugerimos que, para escapar da afiada espada da extinção às mãos do Tribunal Constitucional, os «bloquistas» se juntem a uma Coligação Eleitoral, nem que seja por uma questão ocasional.
-----------------------------------------------------------------------

Contactos/blog: 932 952 129/ jornalfalante@hotmail.com/ Faceb: Disputas Políticas

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas