“SÓ INGRESSA À POLÍCIA QUEM CUMPRIU SERVIÇO MILITAR” – ÂNGELO TAVARES

 

Fonte: JA

O ministro do Interior reprovou ontem, em Luanda, a forma como se tem processado o ingresso de cidadãos na instituição, salientando que o procedimento tem provocado alguns constrangimentos e indisciplina.

“Doravante, apenas os cidadãos que cumprirem o serviço militar obrigatório poderão ingressar no Ministério do Interior”, afirmou Ângelo da Veiga Tavares, para quem os candidatos seleccionados devem ter idoneidade moral e outros conhecimentos com vista à consolidação do nível de educação patriótica do efectivo.

O ministro defendeu o afastamento da corporação dos efectivos que assumem comportamento indecoroso, a exemplo do que aconteceu há dias com efectivos acusados de extorquir dinheiro à  população, denunciados através das redes sociais.

Os agentes corruptos foram detidos e vão ser sancionados de forma exemplar, garantiu o ministro, durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, no Salão Nobre do Ministério do Interior, que contou com a presença de responsáveis dos órgãos executivos e centrais da instituição. 

Ângelo da Veiga Tavares encorajou o Serviço de Investigação Criminal (SIC) a prosseguir no combate contra crimes violentos, como roubo de viaturas, homicídios e violações sexuais no seio familiar.

“É preciso determinar as causas e motivações que estão na origem das violações sexuais, para que se possa desenvolver melhor o trabalho de prevenção e combate a este mal de forma sustentada, contando com o envolvimento das famílias, instituições, sociedade civil, igrejas e autoridades tradicionais”, disse. Para o ministro do Interior, a manifestação de novos tipos de crimes, como cibernéticos, financeiros e terroristas requer, para  esclarecimento, condições técnicas, tecnológicas e humanas de elevado padrão. 
O SIC, referiu, deve trabalhar para se ajustar às exigências do momento e cooperar com outras forças de inteligência mundiais, incluindo a Interpol. 

O ministro disse que esforços estão a ser efectuados para a implementação de um sistema integrado de coordenação operacional das distintas forças e serviços de segurança, para garantir uma acção integrada dos órgãos que intervêm no sistema de segurança pública. 

Ângelo da Veiga Tavares anunciou, para breve, a entrada do novo passaporte nacional com registo de dados biométricos, conferindo maior segurança, fiabilidade e aceitação internacional. 
O ministro do Interior disse ser importante que o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros dissemine conhecimentos em coordenação com os ministérios da Saúde e da Educação sobre a extinção de incêndios, primeiros socorros e salvamento de náufragos, mediante uma formação nas escolas, centros comerciais, empresas de grande dimensão e repartições públicas.

O ministro apontou a construção de casas de baixa renda para os filiados à Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior como um dos principais desafios do Ministério do Interior para o próximo ano. As acções do Ministério do Interior no próximo ano, acrescentou, vão também estar focadas na criação de condições de segurança com vista à realização tranquila, no próximo ano, das eleições gerais. 


O ministro exortou o Serviço Penitenciário a redobrar esforços, com vista à melhoria do sistema de formação dos reclusos, estimulando o recurso ao ensino à distância, em parceria com as universidades públicas e privadas do país.
Ângelo Tavares reconheceu o potencial de mão-de-obra do Serviço Penitenciário, salientando que os presos nas cadeias espalhadas pelo território devem produzir receitas para atenuar o esforço financeiro do Estado na sua manutenção.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas