VOTO DE ANGOLA CONTRA COLONATOS DE ISRAEL GERA VÁRIAS REACÇÕES NAS REDES SOCIAIS


A votação de Angola contra as construções levadas a cabo por Israel na Cisjordânia e em Jerusalém estão a gerar várias reacções da parte dos cidadãos angolanos nas redes sociais. Uns defendem que o voto contra Israel na resolução 2334 manifesta a vontade do Executivo de José Eduardo dos Santos pretender estar ao lado da justiça, outros acham ter sido um erro crasso, face aos acordos no campo económico e de segurança recentemente rubricados entre Angola e Israel.

A verdade porém é que sem muito tempo de reflexão, a administração de Benjamim Netanyahu já decidiu suspender as relações com todos os países que votaram a favor da referida resolução parida na ONU, nomeadamente: a Rússia, França, Espanha, Reino Unidos, China, Japão, Egipto, Uruguai, Angola, a Ucrânia, o Senegal e a Nova Zelândia – nos dois últimos países, os embaixadores israelitas receberam ordens para regressar já a Tel Avive!

Por cá, as autoridades ainda respondem de forma titubeante às ameaças de Benjamim Netanyahu, mas nas redes sociais o facto faz furor. Por exemplo, o jovem Filipe Sebastião Baião, técnico da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), é de opinião de que a decisão de Angola foi a mais acertada. Para o mesmo, a referida resolução tinha de ser tomada há muito.
“A política de colonatos é uma violação flagrante da lei internacional e um obstáculo para paz entre os dois Estados”, defendeu.
Colonatos de Israel

Já Jéssica Lemos, estudante de sociologia, entende que Angola devia se abster da votação. “A política tem dessas coisas, mas não se deve tomar decisões precipitadas para resolver certas situações, para posteriormente essa decisão não se transformar em desespero”, aconselhou. Diferente dos anteriores internautas, Isaac Cacalo defende que os internautas que o antecederam e os governantes que votaram contra Israel, desconhecem a verdade histórica.

“Aquela terra pertence a Israel, mas a ONU por ser dominada por líderes anti-israel procurou aprovar isto com uma ajuda de peso, o muçulmano Barack Obama. Foi-me vergonhoso ver Angola colaborar com estes senhores. O que Angola e outros países fizeram foi uma afronta ao Deus de Israel. Pois disse Deus a Abraão: «abençoarei a ti e amaldiçoarei aos que te amaldiçoarem”, disse o mesmo, revelando ser um crente confesso dos escritos bíblicos.

Ora, as afirmações de Isaac foram prontamente repudiadas por Félix Inácio, trabalhador da DAF. O jovem iniciou por aconselhar o anterior internauta a estudar um bocadinho mais sobre a Historial Universal. “A verdade te liberta do obscurantismo intelectual, aquela Terra sempre foi dos Palestinos, investigue mais acerca do fim do Império Otomano, sobre o fim do Protectorado Britânico, sobre a Palestina e etc. Pois verás que o Israel é um intruso naquela localidade. Angola teve uma decisão sábia”, sentenciou.


Portanto, são várias as reacções sobre a votação de Angola contra a construção de colonatos de Israel nas cidades supra, durante a última reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, preferimos ficar por estas por serem um bocado mais comedidas em relação às outras.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas