CERCA DE 1,8 POR CENTO DE MULHERES GRÁVIDAS SÃO SEROPOSITIVAS – DIZ MINITRO DA SAÚDE

Em Angola, cerca de 1,8 por cento de mulheres grávidas testadas revelaram-se portadoras do VIH/Sida, informou hoje, quinta-feira, em Luanda, o ministro da saúde, Luís Gomes Sambo.

A informação foi revelada no acto central do Dia Mundial de Luta contra a Sida, a comemorara-se hoje sob o lema”  Mãos para cima na prevenção do VIH”.

O ministro disse que a maioria dessas mulheres está em tratamento para prevenir que os filhos contraiam a doença.

Avançou ainda que, no país, existem mil e setenta serviços de aconselhamento e testagem e 95 mil pessoas estão a  beneficiar de tratamento com antirectroviral.

Alertou à nova geração, concretamente a juventude, que apesar de existir tratamento para a sida e ser possível viver normalmente com o vírus imunodeficiência humano, ainda não existe cura para esta doença e o melhor remédio é evitar a infecção .

“Os jovens devem ter uma sexualidade normal, segura e saudável, pois uma boa saúde sexual e reprodutiva mantém as mães saudáveis e previne a infecção do recém nascido, e a abstinência, fidelidade e o uso de preservativo em todas as relações sexuais ocasionais são medidas preventivas primária ao alcance de todos, “reforçou.

Segundo o governante, o  VIH arrasta com as pessoas outros problemas devido a condição de imunossupressão e a maior vulnerabilidade do organismo a outras infecções, nomeadamente a tuberculose.

Portanto, frisou, a redução dos índices da seroprevalência no país é uma preocupação que vai para além da luta contra a sida e o lema proposto para a campanha deste ano realça a necessidade da integração e da resposta multissectorial para vencer a epidemia.

Salientou que o Executivo Angolano está empenhado na resposta intersectorial ao VIH/Sida e aliado às novas orientações das instituições internacionais de referência, nomeadamente a Organização Mundial da Saúde (OMS)   e a ONUSIDA.

Realçou que a Comissão Nacional Intersectorial de Luta Contra a Sida será reactivada, bem como será reforçado o diálogo e o entendimento entre as organizações da sociedade civil e representantes das comunidades.

De acordo com o responsável, o  MINSA envolve nesta luta todos os sectores da sociedade angolana incluindo representantes da sociedade civil e parceiros internacionais.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas