ESTÁTUA DO POETA FERNANDO PESSOA

Fonte: Google

Fernando Pessoa, hoje considerado um dos maiores poetas europeus do século XX, nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1888 no quarto andar do edifício em frente ao Teatro de São Carlos. Foi neste teatro que Joaquim Pessoa, pai de Fernando Pessoa, exerceu a sua atividade de crítico musical.

O poeta viveu aqui até aos cinco anos de idade, e uma placa colocada na fachada lembra o seu nascimento no local. Em frente encontra-se uma estátua inaugurada em 2008, durante as comemorações dos 120 anos do nascimento de Fernando Pessoa. Tem mais de dois metros, e o seu rosto é um livro. Aos oito anos partiu para a África do Sul com a mãe, para se juntar ao padrasto. Regressou a Portugal em 1905, vivendo entre os bairros do Chiado, Baixa e Campo de Ourique durante o resto da vida.

Num dos cafés mais frequentados por Fernando Pessoa, a Brasileira, na esplanada foi erigida uma estátua em sua homenagem no primeiro centenário do seu nascimento. Lagoa Henriques foi autor da escultura em bronze com tratamento de patine em prata e assenta diretamente sobre a calçada. A sua realização foi patrocinada por um grupo de empresas e pela Câmara Municipal de Lisboa.
Fernando Pessoa é representado em tamanho natural, sentado à mesa do café de perna cruzada numa posição descontraída. Ao seu lado está uma cadeira vazia, local obrigatório de fotografias turísticas.

Foi no bairro de Campo de Ourique que Fernando Pessoa terminou os seus dias. A sua última residência, onde viveu durante 15 anos (entre 1920 e 1935), é hoje um museu e espaço cultural em sua memória. A Casa Fernando Pessoa apresenta objetos pessoais e manuscritos, e ainda uma biblioteca temática, especializada em Fernando Pessoa e em poesia.

Depois da sua morte em 30 de Novembro de 1935 em Lisboa, aos 47 anos, passou a ser um dos grandes ícones de Lisboa e da língua portuguesa.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas