POVO TERÁ DE ESPERAR ATÉ FINAL DE DEZEMBRO PARA TER ENERGIA ELÉCTRICA “ESTÁVEL”

O ministro da Energia prometeu ontem, em conferência de imprensa organizada pelo Gabinete de Revitalização da Comunicação Institucional e Marketing da Administração (GRECIMA), em plena Barragem de Cambambe, no Cuanza Norte, que os angolanos terão mais energia eléctrica no final do presente mês.
João Baptista Borges aproveitou a ocasião e justificou que os constantes apagões aos fins-de-semana se devem ao aumento em grande escala do consumo, nesta época quente, além dos ensaios decorrentes da montagem de novos equipamentos na Central 1 e 2 daquele empreendimento eléctrico.
Na sequência, o governante reconheceu os constrangimentos que as repetidas falhas de energia provocam à vida do cidadão e fez um pedido de desculpas. “Pedimos desculpas”, expressou o ministro, que apelou à poupança de energia e combate ao desperdício para que seja possível equilibrar mais e mais a distribuição e cobrar o preço justo. Para tal, prometeu a massificação da instalação de contadores, um processo cuja implementação se situa na ordem dos 30 por cento. 
Com as obras de modernização, montagem de equipamento de última geração e de alteamento da Barragem de Cambambe para mais de 30 metros, os níveis de produção da Central 1 e 2 devem passar dos actuais 180 para os 960 megawatts. 
De volta aos apagões, o ministro justificou que o motivo dos mesmos tem a ver, por um lado, com a elevação dos picos no consumo, principalmente em vésperas da quadra festiva, ocasião em que concorrem também a elevação das temperaturas. Tudo isso leva a que as pessoas liguem os aparelhos de ar condicionado, provocando maior consumo. A actual disponibilidade de produção de 180 megawatts, que é fixa, não acompanha o aumento de consumo, o que agrava ainda mais o défice existente. Daí que se registem mais restrições e a ocorrência de apagões.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas