GOVERNO ANGOLANO AGUARDA NOTA DE ISRAEL

O Governo angolano aguarda uma nota oficial das autoridades israelitas sobre o eventual desagrado pela posição assumida pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o problema israelo-palestiniano.

A posição foi anunciada ontem, em comunicado, no final de um encontro entre o Director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, e o embaixador de Israel em Angola, Oren Rozenblat.

Durante o encontro, o chefe da missão diplomática de Israel manifestou o desagrado do seu país pela posição assumida pelo Conselho de Segurança da ONU, do qual Angola é membro não permanente até ao final do mês. De acordo com o comunicado do Ministério das Relações, o embaixador de Israel não se fez acompanhar da respectiva Nota Verbal, um documento recomendável por regra diplomática universal para situações do género.

O Conselho de Segurança aprovou, na sexta-feira passada, uma resolução contra os colonatos israelitas. O texto recebeu 14 votos a favor e uma abstenção dos Estados Unidos. O documento destaca que Israel precisa de acabar com as construções nos territórios palestinianos, medida essencial para a solução de dois Estados. O texto reafirma que o estabelecimento de colonatos, algo que ocorre desde 1967, não tem validade legal e viola a lei internacional, além de ser um enorme obstáculo para o alcance de uma solução de dois Estados e da paz na região.

Em reacção, Israel reduziu as suas relações com os países que votaram a favor da resolução das Nações Unidas, reduzindo temporariamente visitas e trabalhos com as embaixadas desses países.

Os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU são os Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, que têm poder de veto, e como membros não permanentes estão o Egipto, Senegal, Angola, Japão, Ucrânia, Malásia, Uruguai, Venezuela, Nova Zelândia e Espanha.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas