MÁRIO SOARES EM ESTADO DE SAÚDE GRAVE



Mário Soares, um dos mais refinados ex-presidentes do Portugal democrático, está internado desde a manhã de hoje, face a uma enfermidade que o assola já há alguns dias.


De acordo ao porta-voz da família, até ao momento, não é possível ter um diagnóstico conclusivo sobre o seu estado de saúde. O enfermo está “agora a ser assistido pela equipa médica”, disse a fonte.


Ora, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, nasceu a 7 de dezembro de 1924, em Lisboa. O político é co-fundador do Partido Socialista (PS), cuja constituição foi a 19 de Abril de 1973.


No entanto, de acordo as nossas fonte, o percurso de Mário Soares inicia-se nos grupos de oposição ao Estado Novo, actividades que levariam o governo de Salazar a deportá-lo para São Tomé, onde permaneceu até o governo de Marcelo Caetano lhe permitir o exílio em França.


Já no processo de transição democrática subsequente ao 25 de Abril de 1974, afirma-se como líder partidário no campo democrático, sendo ainda ministro de alguns dos governos provisórios. Em seguida foi Primeiro-Ministro dos I, II e IX governos constitucionais, acompanhando o processo de construção de políticas sociais pré-adesão às Comunidades Europeias.

O reputado político europeu já foi acusado pelo governo (MPLA) angolano de ser defensor de Jonas Savimbi/UNITA, durante o período de guerra ideológica e militar entre os diferentes Movimentos.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas