CHIVUKUVUKU É O MAIOR NEGOCIADOR POLÍTICO DO MOMENTO EM ANGOLA



Abel Chivukuvuku (à direita) e José Eduardo dos Santos (esquerda) 

Abel Epalanga Chivukuvuku, presidente da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), é no momento, o único líder partidário que com sua performance tem conseguido congregar à sua volta centena de indivíduos conhecidos pelas evidentes divergências ideológicas.

Jamais, alguns dos mais refinados políticos angolanos como os conhecemos, estiveram tão perfilados numa só organização política como se vê nos últimos dias.

Ora, pela sua própria natureza constitutiva, a Convergência Ampla de Salvação de Angola é fruto de uma negociação entre os partidos PALMA, PADDA-AP, PPA, PNSA e prestigiados políticos independentes liderados por Abel Chivukuvuku que, dado o nível de instrução, conhecimento da realidade angolana, associado a sua capacidade peculiar de convencer e transmitir esperança às massas, foi catapultado à liderança da Coligação.

Na sequência de seu mandato iniciado em 2012, o “Mano Chivas”, como também é tratado, tem encontrado imensas dificuldades, pois, lidar e liderar pessoas cuja identidade ideológica incide à direita, centro direita, esquerda ou centro, é quase impossível, mas com audácia e perspicácia que o caracterizam, mesmo com os seus defeitos, Abel Chivukuvuku tem conseguido “confluir” as diferentes ideias e iniciativas transformando-as numa visão comum. É obra.


Por exemplo, o facto de a CASA-CE ter sete vice-presidências só revela uma coisa: «negociar e acomodar para acautelar o chamado fogo amigo». Pois, ir a Congresso e tornar “manso” William Tonet, Manuel Fernandes, André Mendes de Carvalho Miau, Lindo Bernardo Tito e outros tantos sedentos de poder e junta-los à volta da candidatura de Abel Chivukuvuku, cilindrando Carlos Pinho e Kalupeteka, não é reflexo de amor, paixão ou admiração profunda ao líder, não! Tal resulta de intensas negociações que beneficiam não só a ambos, mas também à organização.

Entretanto, após a supracitada proeza digna de registo, Abel Chivukuvuku poderá novamente surpreender Angola e os angolanos com o possível resultado da alegada negociação em curso com o ex-Primeiro-ministro, Marcolino Moco, obviamente sem se esquecer de David Mendes, um dos melhores advogados do país.

Vaticina-se que a lista de prováveis novos membros de peso da CASA-CE que será apresentada durante o pleito eleitoral é enorme, da qual, perfilam juristas, advogados, jornalistas, politólogo, engenheiros, professores etc.

Não há, no preciso momento, a par de Abel Chivukuvuku, outro líder partidário que tenha conquistado e juntado tanta gente politicamente importante à sua volta. Até alguns líderes do MPLA – partido que dirige o país há mais de 40 anos, revelam-se favoráveis a uma negociação com Abel Chivukuvuku, dado o facto de o presidente da CASA-CE gerar confiança e revelar um “apurado” sentido de Estado.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas