MPLA CONFUNDE OPINIÃO PÚBLICA QUANTO AO SEU CANDIDATO PRESIDENCIAL

Até ao momento, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) - partido governante em Angola há mais de 40 anos, cuja constituição teve como objectivo, a luta contra o colonialismo português, mantém segredo sobre quem poderá  encabeçar a lista de deputados da organização, face as eleições aprazadas para Agosto de 2017.


Há “fortes” indícios de que o actual ministro da Defesa e vice-presidente do partido, João Lourenço, poderá chefiar a lista. Mas o destaque de Bornito de Sousa, ministro de Administração do Território e a ascensão de Isabel dos Santos geram dúvidas que parecem agradar a Direcção do Partido que, mesmo tendo reunido recentemente o seu Comité Central, preferiu oficialmente omitir a resolução sobre o tema.


Porém, o próprio João Lourenço, nada disse em relação ao assunto, durante o seu discurso proferido no acto central das comemorações dos 60 anos de existência do MPLA.

Para cimentar ainda mais o imbróglio, Norberto Fernandes dos Santos, governador da Província de Malanje, revelou que João Lourenço foi indicado para encabeçar o partido às eleições-gerais que se avizinham, durante a reunião do Comité Central do MPLA, realizada no passado dia 2 do presente.

“Aprovar a indicação do camarada João Manuel Gonçalves Loureço como cabeça-de-lista às eleições gerais de 2017, candidato a Presidente da República; aprovar a indicação do camarada Bornito de Sousa Baltazar Diogo, como número dois da lista do MPLA, candidato a vice-presidente da República; três, aprovar a indicação do camarada Fernando da Piedade Dias dos Santos a candidatura do MPLA ao cargo de presidente da Assembleia Nacional na próxima legislatura”, disse aquele responsável, segundo o qual, foi o próprio José Eduardo dos Santos a sugerir que o método de transição da liderança deveria ser inspirado “num processo de corridas por estafetas”.

“Agostinho Neto, independência nacional, José Eduardo dos Santos, paz, reconciliação nacional e reconstrução nacional até a bases do desenvolvimento e João Lourenço, desenvolvimento e prosperidade”, concluiu Norberto Fernandes dos Santos. Na verdade, oficialmente o partido mantém-se mudo quanto ao tema.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas