CONFLITO DIPLOMÁTICO ENTRE ANGOLA E ISRAEL SERÁ PARA VALER?

Depois que o produtor de petróleo da África Ocidental votou a favor da resolução do UNSC que condena os assentamentos, o PM encerra toda a ajuda ao país; Angola ocupa a província de Cabinda, que tem lutado pela independência desde 1960.

Fonte: ynetnews

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou na terça-feira que Israel suspenderá toda a ajuda ao desenvolvimento para a nação africana de Angola, após o apoio desta última a uma recente resolução da ONU condenando a construção da Cisjordânia israelense.

Este é o mais recente de uma série de retaliação, medidas diplomáticas contra aqueles que foram contra o Estado judeu. Angola é um dos 14 países que apoiaram a resolução anti-Israel.
Diplomatas angolanos prometeram a Israel que se absteriam de votar a resolução, mas decidiram ir contra a sua palavra.

Além disso, ao ser chamado para esclarecer as ações de seu país durante uma reunião no Ministério de Relações Exteriores em Jerusalém, o Embaixador decidiu estacionar ilegalmente, e recebeu um bilhete de estacionamento do município.

Angola é um dos principais países produtores de petróleo e actualmente ocupa a província de Cabinda. Cabindans têm lutado para um estado soberano independente desde 1960.

O primeiro-ministro israelense também disse a seu gabinete que não se reunirá com a primeira-ministra britânica, Theresa May, à margem do fórum econômico de Davos, que acontecerá em janeiro. Ele também ordenou a seus membros do gabinete não ir a países que apoiaram a resolução anti-Israel, e ordenou que seus ministros não se reunissem com seus homólogos desses países.

Netanyahu ordenou aos embaixadores israelenses na Nova Zelândia e no Senegal que voltassem para Israel em retaliação pelos esforços de ambos os países na promoção do projeto de lei. Todos os auxílios, incluindo a ajuda à segurança, foram suspensos no Senegal. O muçulmano da África Ocidental teve problemas repetidos com a Al-Qaeda.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas