ANGOLA REAFIRMA ENGAJAMENTO NA ESTABILIDADE DA RCA

MIREX - Luanda
Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, que Angola vai continuar a apoiar o processo de consolidação da paz e de estabilidade da República Centro Africana (RCA).

"A República de Angola assumiu o compromisso de ajudar a RCA e iremos trabalhar com este país na formação do seu pessoal, da Polícia eventualmente e outras unidades", expressou.

Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, disse que têm um acordo de cooperação de Governo, que vai permitir alguma participação em alguns projectos económicos neste país".

De acordo com o governante, que falava à imprensa, depois de ter participado na Conferência Internacional de Doadores para a RCA, realizada em Bruxelas (Reino da Bélgica), durante o evento a RCA propôs à comunidade internacional, particularmente aos doadores, no sentido de financiarem o seu programa de desenvolvimento.

"O presidente Faustin-Archange Touadéra apresentou vários projectos com o apoio da União Europeia e esta conferência permitiu angariar 2.9 biliões de dólares que vão ser financiados para vários projectos na República Centro-Africana. Os principais doadores são os bancos Mundial e Africano que são as organizações com maior peso", salientou.

Georges Chikoti participou no encontro em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, na qualidade de Presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e de "país amigo" da República Centro Africana.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas