MPLA ESTÁ VENCER BATALHA DE MARKETING POLÍTICO ELEITORAL
O MPLA - maior
partido político angolano está claramente empenhado em cilindrar as demais
forças políticas concorrentes às Eleições Gerais, aprazadas para agosto próximo.
A sua equipa
de marketing político eleitoral está, ainda que titubeante, não só a inundar as
redes sociais – com destaque para o facebook, um espaço então controlado pela
CASA-CE, com imagens e mensagens poderosas a favor de João Lourenço (JL), cabeça-de-lista
dos camaradas, mas também nos bairros, para, como os próprios dizem, fazer
chegar a mensagem aos demais cidadãos sem acesso a internet.
É óbvio que os
eleitores não votam para rostos bonitos ou como um determinado candidato posa
numa sessão de fotos, mas segundo alguns especialistas em marketing político,
esses itens são significativamente relevantes.
Ora, como
mandam as regras de estratégia eleitoral, se calhar por estar no governo, e daí
servir-se das receitas públicas, o MPLA, do ponto de vista de marketing político,
revela-se melhor preparado para o pleito eleitoral que se avizinha. Pois, para
as eleições, os candidatos ou os seus respectivos partidos políticos devem
criar tempo para pesquisas, tempo para organizar sua equipe, de conhecer os
problemas da sua cidade, do seu bairro, de pensar propostas para resolvê-los,
de procurar apoios, de fortalecer sua relação com o eleitor, de melhorar e
fazer a comunicação sobre a sua gestão caso esteja no governo. Enfim, tempo
para construir a sua vitória.
Portanto, à
medida que a democracia vai se consolidando, as disputas eleitorais são cada vez
mais complexas e competitivas. Eleição após eleição, os partidos políticos
procuram profissionalizar suas campanhas incorporando novas ferramentas que
melhorem seu desempenho eleitoral. Assim, a “intuição”, o “improviso”, o
“voluntarismo” ou “faro político” que caracterizavam a organização das
campanhas políticas tradicionais estão sendo complementados por técnicas mais
modernas de planejamento e gestão de marketing.
Por exemplo,
pode parecer insignificante, mas o MPLA é a única organização política que está
a divulgar frequentemente a página de facebook de seu cabeça-de-lista, João Lourenço,
onde este, alegadamente, interage com os eleitores. Até aqui, JL é o único
candidato às eleições cujas fotos e vídeos estão a gerar debates nas redes
sociais.
Inclusive, há
membros de partidos na oposição a postar fotos e vídeos sobre João Lourenço, anexando
mensagens adversas às imagens, mas tal está a conhecer repercussão contrária.
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