SOARES É FIXE? DIZEM QUE SIM


Paulo Baldaia
Por: Paulo Baldaia

Fonte: DN

A vida de Mário Soares é um exemplo para todos nós. Não precisamos de gostar dele para perceber que ele é a figura maior da democracia portuguesa. E a maior homenagem a Soares nem sequer é ter votado nele. É ter aprendido com ele a liberdade de discordar e a liberdade de decidir.

É nesta liberdade que cabemos todos, os que nunca votaram nele e os que sempre o fizerem, mais os que umas vezes sim e outras não. A grandeza de Mário Soares é a de ter sido capaz de não ser património de ninguém. Na hora da despedida, Soares não é o socialista mais importante, é o português mais importante.

Sim, é um direito de quem veio a correr para Portugal com uma mão à frente e outra atrás, por causa da descolonização, ver em Soares a figura maior da volta que a vida deles deu. É também um direito dos militantes do Partido Comunista verem no antigo líder do PS o rosto de quem impediu o avanço de uma revolução sonhada. Sabem uns e outros que Soares também foi acusado por Angola de estar ao lado da Unita, o partido em que se revê a maioria dos que foram obrigados a sair, e acusado pela direita de ter apoiado a coligação parlamentar com os comunistas. A coerência de Soares é a de nunca ter abdicado da liberdade de ser politicamente incorreto, porque só dessa forma pôde estar sempre à frente do seu tempo.

António Costa viu muito bem o que quereria Soares a propósito da visita à Índia. Não houvesse o exemplo do próprio Soares, que não cancelou uma visita de Estado quando o filho, João Soares, teve um acidente em Angola, bastava saber quem foi Mário Soares.

Soares é fixe porque viveu tempo suficiente para nos garantir uma vida em liberdade. Fazer como ele faria ou fazer exatamente o contrário. A verdade é que todos sabemos que os que criticam Costa por não ter regressado são exatamente os mesmos que o iriam criticar por ter anulado uma visita de Estado à Índia. Soares é fixe porque, com o seu exemplo, permitiu a António Costa perceber que acima da vontade pessoal e do mediatismo existe o interesse nacional.

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas