VAZAMENTO DAS DECLARAÇÕES DE TCHIZÉ DOS SANTOS MINA COESÃO INTERNA



Inédito: Para além de minar a coesão interna, o vazamento das declarações proferidas pela deputada Welwitschia dos Santos, durante uma reunião da JMPLA, revela, ainda que de forma titubeante, o grau de insatisfação reinante no seio daquela agremiação juvenil do partido no poder.


Ora, após tomar da palavra numa reunião a estilo “a quente”, face a contundência das acusações postas a circular nas redes sociais contra alguns camaradas da JMPLA, tidos como espiões treinados pela CASA-CE, Tchizé dos Santos, cuja abordagem centrou-se em defesa dos visados, revelou-se atónita e manifestou preocupação quanto ao rumo que a JMPLA tem trilhado.


Eis na íntegra as declarações proferidas pela deputada, em fórum partidário

Sou uma pessoa extremamente individualista do ponto de vista político, explico: quando uso a expressão individualista quer dizer que não gosto de pertencer a grupos, não tenho espírito de gang, não tenho espírito de gueto, sou uma pessoa que tenho as minhas próprias ideias, minhas próprias convicções e defendo-as. Entretanto, tendo lido informações graves postas a circular e, para qualquer pessoa que tenha o mínimo de discernimento não é preciso ter muita experiência política, fica claro que as notícias ou boatos envolvendo o meu nome e o nome da camarada Djamila Prata e do camarada Célio Mauro e outros, só podem vir de elementos da JMPLA e só podem ter origem em problemas internos na JMPLA.


Mas os camaradas que são visados neste artigo são dos camaradas que tenho visto a defenderem de forma mais acérrima e constante o presidente do MPLA, camarada José Eduardo dos Santos. E eu como militante que tenho como obrigação incondicionalmente ao lado do líder do meu partido, sinto-me na obrigação de estar em defesa destes camaradas, porque eu creio que se fossem infiltrados não fariam tanta propaganda de forma tão acérrima ao líder do MPLA, José Eduardo dos Santos.


Quanto ao camarada Célio Mauro, que é o único que eu conheço que aparece acusado de fazer parte de associações secretas, se de facto pertenceu ou pertence à CASA-CE, então eu creio que estou a fazer um bom trabalho enquanto militante do MPLA, porque estou a entreter o camarada Célio Mauro em actividade associativa, dando-lhe bastante trabalho e o tempo em que ele está ocupado em lançar dados sobre o que está a acontecer numa associação que nada tem a ver ao partido, ao qual não tem acesso a nenhum tipo de base de dados e nenhum tipo de documento, então está entretido com isso e está a ter pouco tempo para fazer o trabalho para a CASA-CE, aliás, eu enquanto pessoa formada em comunicação, devo dizer que o camarada Célio Mauro é bom no que faz e se é quadro da CASA-CE, que eu tenho a certeza absoluta que não o é, mas obviamente não podemos pôr a mão no fogo por ninguém, ainda bem que estamos a engajar um quadro da CASA-CE que é bastante competente em trabalho para o MPLA, a CASA-CE é que está a perder. Estamos a fazer um bom trabalho.


Tal como muitos dissidentes da UNITA e da CASA-CE ou todo tipo de partidos estão no MPLA, alguns até são deputados, então também podemos aproveitar este camarada e pô-lo a serviço do MPLA. Aproveito a presença do 1º secretário da JMPLA/Luanda neste grupo, não sei se o 1º secretário Nacional está, creio que abandonou o grupo porque da última vez fiz umas declarações que foram encaradas como críticas à JMPLA. Reitero aqui, não estou a fazer críticas à JMPLA, mas sim às pessoas da JMPLA que estão a causar estes problemas.


Apelamos a Direcção da JMPLA que identifique estes camaradas, que saiba quem dentro da JMPLA está a causar este tipo de distúrbios, que discipline, que puna quem de facto está a tentar criar está desunião e a querer subverter as normas e estatutos do nosso partido.

Apelo a Direcção da JMPLA que se empenhe e eu sei que o camarada Sérgio Luther Joaquim tem isso como objectivo maior, porque ouvi um pronunciamento seu sobre a disciplina, a meritocracia, mas acima de tudo a disciplina, tenho-o ouvido muito falar sobre a disciplina. Creio que no seio da JMPLA tem de a ver um trabalho e sei que o camarada Luther é capaz de pôr ordem na casa. Apelo ao 1º secretário provincial que leve a mensagem a quem de direito, mas estamos em véspera das eleições, tem que se pôr os pingos nos is e pôr estes camaradas no lugar.


Como eu ia dizendo: Há muito que me preocupo enquanto militante do MPLA com a situação da JMPLA, que me parece que é preocupante, alguns mais velhos dizem e eu como jovem tenho de os dar razão: «que a maturidade que os jovens tinham no tempo em que eles (mais velhos) eram jovens não é o nível de maturidade que apreciamos hoje na nossa estrutura partidária».

Eu creio que o facto de se estarem a abrir oportunidades para jovens, o facto de termos tido jovens precoces que alcançaram lugares de relevos e de destaque, como por exemplo, Luvualo de Carvalho, João Pinto, o meu próprio caso e outros jovens que surpreenderam pela positiva com o seu desempenho como o Milca Kakesse e outros casos, creio que pode estar a baralhar a maioria das pessoas e, sobretudo, a juventude.


Também tivemos situações – estamos em fórum partidário, penso que posso falar, mas aviso já camaradas que se este áudio vazar para fora do grupo, eu irei até ao fim do mundo para identificar quem o fez! Peço que isso se mantém em fórum partidário. Tal como também podemos observar casos de jovens não tão bem preparados, cuja militância não era suficiente do ponto de vista dos militantes para alcançarem posições de grande destaque: no partido, como no comité central ou cargos legislativos e em várias outras áreas da sociedade, inclusive no Executivo, creio que, então, foi criado um precedente e as pessoas acham que essas pequenas ascensões já se tornaram à norma. Então, têm uma ideia errada. Pois acham que é com base na intriga, no encosto entre aspas … e na formação de grupos ou gangs à volta de pessoas que se entende que estão em destaque por motivos meritórios ou por motivos de influência social que se consegue alcançar o topo.


Eis que, pressuponho eu, que derivado do facto de Angola ser um país novo em que há muitas crianças, a população está a crescer muito rápido e a maioria da população é jovem, acabamos por ser um partido com uma base de militante maioritariamente jovem. O que por um lado é muito bom! Quer dizer que o MPLA tem futuro e Angola é um país de futuro, mas também tem o lado negativo que é a impetuosidade, a imaturidade e às vezes a falta de discernimento para julgar situações do quotidiano e não só, da maneira mais sensata. … Não estou a falar à toa, posso ser uma pessoa muito intempestiva como muitos acham e muito impulsiva, mas eu não falo à toa , terminou a ilustre deputada à Assembleia Nacional.  

Contacto: jornalfalante@hotmail.com

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas