“O QUE VIER ACONTECER APÓS AS ELEIÇÕES É DA RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE DA CNE” – DECLARA UNITA

“As eleições são causa de estabilidade ou de instabilidade, em função dos comportamentos que se assume. Saiba, senhor Presidente “cessante e reconduzido” da CNE, que isso é uma responsabilidade que passa a pesar sobre os seus ombros”, lesse na declaração de voto da UNITA, na Assembleia Nacional. Siga a baixo a declaração de voto por abstenção do Galo Negro
Excelência Senhor Presidente da Assembleia;
O Grupo Parlamentar da UNITA votou “abstenção”, na tentativa de dar o benefício da dúvida; na tentativa de termos isenção e imparcialidade nos próximos actos eleitorais. Convenhamos, Senhores Deputados, que o senhor presidente “cessante-e-reconduzido” da Comissão Nacional Eleitoral, Dr. Silva Neto, que se pretende “independente”, não nos tem facilitado a vida, a nós os angolanos, relativamente à solidez da sua postura. E é essa volatilidade da sua postura que torna difícil, dificílimo mesmo, colocarmos nas mãos de um homem assim os desafios e destinos da nossa soberania; da soberania do nosso Povo.
Senhor presidente “cessante-e-reconduzido” da Comissão Nacional Eleitoral, vossa excelência tem sido de uma grande, gritante e desastrosa falta de coerência. Alguns dados:
O presidente da CNE disse, em carta assinada, que iria deixar a presidência da CNE, indicando as razões ponderadas e ponderosas que o levavam a tal posição. A nossa pergunta é: afinal não saiu saindo porquê? Fica tudo no âmbito dos hábitos do país, onde os detentores de cargos nunca saem saindo, mas saem ficando?
Quando alguém está doente, o voto é sempre que essa pessoa melhore o mais rapidamente possível. Na sua carta do “vou-me embora”, evocava o elemento “degradar do estado de saúde”. Melhorou? A saúde já está recuperada? Se sim, graças a Deus.
Outro elemento evocado na sua carta do “não fico mais” é o avançar da idade. Diz que já sente que a idade lhe confere o merecido descanso. Ora, o que é que aconteceu a essa idade? Decresceu? Está a andar para trás? Ou conseguiu fazer uma actualização dos seus dados de registo de nascimento e a idade recuou?
O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral é chamado a um comportamento de coerência e de assunção clara das suas responsabilidades, cumprindo estrita e rigorosamente com as suas competências e atribuições constitucionais e legais. Esse não tem sido o caso. “Wi liatanga yaku, kumbubinianga k’ikode” (na caminhada, é preciso ir batendo no calcanhar de quem viaja connosco, de modo a avisá-lo dos perigos dessa caminhada).
Eleições são causa de estabilidade ou de instabilidade, em função dos comportamentos que se assume. Saiba, senhor Presidente “cessante e reconduzido” da CNE, que isso é uma responsabilidade que passa a pesar sobre os seus ombros.
Muito obrigado, Senhor Presidente.
----------------------------------------------------------

Contactos/blog: jornalfalante@hotmail.com/ 916 342 578

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas