MPLA PODE PERDER ELEIÇÕES SE A CASA-CE FICAR DE FORA

João Lourenço - vice-presidente do MPLA
Cá dentro, indiscutivelmente, a bipolarização política terminou em 2012, precisamente a 3 de abril do ano em referência, após um punhado de intelectuais liderados por Abel Chivukuvuku conceber a Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE). 

Aquando do anúncio do projecto então em forja, a 14 de março do mesmo ano, na sala de conferências do prestigiado Hotel Alvalade, Abel Chivukuvuku definiu a organização como a terceira via - para dar resposta aos anseios e devolver a esperança que, segundo o mesmo, a população havia perdido em relação as forças políticas tradicionais.

Na verdade, antes do período supra, a batalha (na arena democrática) para o controlo do poder político era somente travada entre o MPLA (governo) e a UNITA. Hoje, para o bem ou para o mal, o surgimento da CASA-CE enterrou essa fase, tornando a disputa política angolana mais plural, aberta e significativamente desafiadora.

Como uma menina bonita num bairro suburbano habitado maioritariamente por homens, a CASA-CE atraiu militantes de várias formações políticas, sobretudo os do MPLA e da UNITA, pese embora a última tenha sido mais abalada.

Entretanto, desde então, a organização capitaneada por Abel Chivukuvuku, que militou durante mais de 30 anos na UNITA, começou a ser uma ameaça real e a fazer parte da agenda de reuniões de alguns partidos. A administração de José Eduardo dos Santos passou a ser mais questionada e seus erros expostos. Mas apesar disso, quem mais perdeu com a concepção da CASA-CE foi a UNITA, dado o facto de haver dispersão de votos à volta da oposição. No entanto, face ao imbróglio vivenciado hoje pela CASA a nível interno, que precipitadamente gera rumores de que não «poderá participar ao pleito eleitoral que se avizinha», alguns académicos vaticinam que se este cenário se concretizar, a UNITA bem pode vencer às Eleições Gerais aprazadas para agosto próximo, porque toda malta da oposição poderá se juntar à volta dela.
-----------------------------------------------------------------
Contactos/blog: jornalfalante@hotmail.com/ 916 342 578

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas