GOVENO SAÍDO DAS ELEIÇÕES DEVERÁ DAR CONTINUIDADE AOS PROJECTOS DO ACTUAL EXECUTIVO?

Projecto KK - na província de Luanda.
Nas democracias (salvo raras excepções) os Governos saídos do escrutínio do cidadão põem em prática as promessas realizadas aos eleitores (sob pena de enfrentar a fúria destes) sem colocar, obviamente em causa, os projectos da anterior administração que geram emprego, facilitem o acesso à habitação ou saúde à população.

Ora, no caso de Angola, o país nunca registou uma alternância governativa, caso seja desta, a nova administração deverá, para bem do país, não só dar sequência, mas sobretudo aperfeiçoar os projectos já em curso, com destaque para o programa água para todos, projectos habitacionais, construção e reconstrução de estradas, saúde, emprego etc. Por outro lado, deverá mudar de forma radical a filosofia de gestão da coisa pública que, segundo o estadista José Eduardo dos Santos, que falava no último Congresso do MPLA, tem sido “caracterizada por corrupção e roubos”.

No caso vertente, para além da política de diversificação da economia já em execução, mas que terá de ser aperfeiçoada, a “hipotética” nova administração vai ainda enfrentar o problema da seca, cuja “avalanche” matou mais de mil cabeças de gado, na província da Huíla e noutras paragens da zona sul, bem como algumas crianças. O governo saído das eleições aprazadas para agosto próximo terá ainda outros “grandes” problemas por resolver, que incidem para a intolerância política, ausência de emancipação económica dos cidadãos, o aprofundamento da liberdade de expressão e imprensa, sem os quais, se torna eminente o risco de uma convulsão interna, etc, etc.

Entretanto, na qualidade de Titular do Poder Executivo, o novo comandante-em-chefe das Forças Armadas Angola (FAA) terá êxitos e conquistará a confiança do cidadão, se souber polir tudo que de positivo foi projectado por José Eduardo dos Santos e excluir da agenda governativa todo o projecto ou práticas que perigam ou perigaram o bem-estar dos angolanos.

Porém, há muitos projectos e programas já em curso que o futuro governo (seja MPLA, UNITA, CASA-CE ou outro partido) saído das eleições gerais do presente ano deverá garantir a sua execução e há muitos que deverão ser deixados para trás, dado a sua ineficácia programática.
------------------------------------------------------------

Contactos/blog: jornalfalante@hotmail.com/ 916 342 578

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas