MORREU O PAI DA DEMOCRACIA PORTUGUESA

Mário Soares – o patriarca da democracia portuguesa morreu na manhã de hoje, no Hospital da Cruz Vermelha, onde estava internado desde o dia 13 de dezembro do ano transacto.
Em homenagem à distinta figura, o governo português decretou três dias de luto nacional a partir de segunda-feira. Mário Sores – amigo do povo angolano, político de profissão e vocação, foi co-fundador do Partido Socialista, a 19 de abril de 1973, o percurso desta ilustre figura de dimensão mundial, inicia-se nos grupos de oposição ao Estado Novo, actividades que levariam o governo de Salazar a deportá-lo para São Tomé, onde permaneceu até o governo de Marcello Caetano lhe permitir o exílio em França
No processo de transição democrática subsequente ao 25 de abril de 1974 afirma-se como líder partidário no campo democrático, sendo ainda Ministro de alguns dos governos provisórios. Em seguida foi Primeiro-Ministro dos I, II e IX governos constitucionais, acompanhando o processo de construção de políticas sociais pré-adesão às Comunidades Europeias.
Foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1986 e 1996.
Em actualização.
jornalfalante@hotmail.com

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas