ABRAHAM LINCOLN CORROMPEU DEMOCRATAS PARA PÔR FIM A ESCRAVIDÃO NA AMÉRICA

Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos da América (EUA) que fora assassinado por um americano branco, por defender o fim da escravatura, a 15 de abril de 1865, teve de prometer empregar alguns democratas que alegadamente estavam à beira de perder seus mandados na Câmara dos representantes para que votassem a favor da 13ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que visava o fim da escravidão no solo americano.

Lincoln – tido como um dos terceiros melhores presidentes da história americana, esforçou-se imenso para o fim da escravatura no território americano e mesmo sob forte pressão da poderosa comunidade branca, o radicalismo republicano e a posição clara dos democratas contra os negros, o estadista conseguiu, com o poder das palavras e promessas de emprego a alguns poderosos membros da câmara dos representantes, realizar a Décima Terceira Emenda à Constituição dos Estados Unidos, que aboliu oficialmente e continua a proibir em território americano a escravatura e a servidão involuntária, essa última excepto como punição por um crime.

Porém, a emenda à Constituição foi aprovada pelo Senado em 8 de abril de 1864, aprovada pela Câmara dos Representantes em 31 de janeiro de 1865 e adoptada formalmente em 6 de dezembro de 1865.

Família e nascimento                                                                          

Lincoln – um dos mais prestigiados presidentes norte-americanos, segundo vários cidadãos estadunidense, nasceu a 12 de fevereiro de 1809, o segundo filho de Thomas Lincoln e Nancy Lincoln (nome de solteira: Hanks) num quarto de uma cabana na Fazenda Sinking Spring no Condado de Hardin (Kentucky), atual Condado de LaRue). Ele descende de Samuel Lincoln, originário do Condado de Norfolk na Inglaterra, este que partiu para Hingham no estado americano de Massachusetts no século XVII.

O avô paterno de Lincoln, que tinha o mesmo nome, Abraham, mudou-se da Virgínia para o Kentucky, onde ele foi emboscado e morto por um ataque indígena em 1786 na presença de seus filhos, incluindo Thomas que ficou paralisado. A mãe de Lincoln, Nancy, nasceu no atual Condado de Mineral da Virgínia Ocidental e era filha de Lucy Hanks, posteriormente, elas foram viver no Kentucky. Nancy Hanks se casou com Thomas, que se tornou um respeitável cidadão. Ele comprou e vendeu várias fazendas, incluindo a Fazenda Knob Creek (residência de Lincoln de 1811 a 1816). A família participou de uma Igreja Batista que tinha normas morais e oposição a bebida alcoólica, dança e escravidão.

jornalfalante@hotmail.com

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas