MFUCA MUZEMBA PODERÁ SE LEVANTAR DA QUEDA?

Por Adão Weka

A queda política de Mfunca Fuacaca Muzemba, ex-Secretário-Geral da JURA foi bastante significativa para o visado e teve considerável impacto na vida política nacional. Vaticina-se que enquanto Mfuca Muzemba esteve à frente do citado braço juvenil da UNITA, o sono fugia à cara de Sérgio Luther Rescova, secretário Nacional da JMPLA que, diga-se de passagem, perdia a confiança de seus partidários, face a incapacidade revelada em contrapor os ataques discursivos do menino do Cazenga, contra o partido governante.

Infelizmente para o mesmo, para a UNITA, bem como para os angolanos, Mfuca Muzemba, cujas acções, na qualidade de líder da JURA, provocaram inúmeros debates sobre intolerância política, conciliação nacional e etc, foi acusado pela Direcção do partido pelo qual se fez eleger deputado à Assembleia Nacional, de corrupção (por supostamente ter recebido USD150.000 de elementos ligados ao governo, com o propósito de inviabilizar manifestações de ruas) e de ter prestado falsas declarações, por duas vezes sucessivas, para possibilitar a obtenção “fraudulenta” de vistos de entrada para cidadãos estrangeiros ao solo angolano, aos quais, alegadamente, recebia 3.500 dólares.

Por pouco o assunto seria encaminhado às autoridades judiciais angolanas, não fosse os apelos em sentido contrário vindos da sociedade civil. Entretanto, face a contundência das denúncias ou de alegado tribalismo (como o visado fez crer), o jovem deputado foi substituído ao cargo de secretário-geral da Juventude Unida Revolucionária de Angola, suspenso (já levantada) de todas as actividades partidárias.

Hoje, ao se aproximar das Eleições Gerais que se consubstancia no fim de mandato dos deputados à Assembleia Nacional, associado ao contexto nada abonatório para Mfuca Muzemba no interior do partido, muitos são os cidadãos que se revelam preocupados com o futuro político do jovem deputado.

Quando questionados a propósito, os dirigentes da UNITA dizem somente que o futuro de Muzemba a nível interno depende dele mesmo. Mas a verdade é que Mfuca Muzemba defendeu-se imenso, seja a nível interno e externo contra as acusações proferidas pela direcção de seu próprio partido, situação que habitualmente a UNITA não perdoa fácil. Makuta Nkondo está aí para atestar o aqui vertido.


Endereço electrónico: jornalfalante@hotmail.com

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas