GANA E KWAME NKRUMAH SERVIRAM DE INSPIRAÇÃO PARA CONCEPÇÃO DA UNITA

Exclusivo Disputas Políticas: A República do Gana e o maior homem que África pariu – Kwame Nkrumah, serviram de inspiração para Jonas Savimbi, na concepção da segunda maior força política angolana - a UNITA, soube este blog especializado em matérias políticas de uma fonte ligada à luta contra o colonialismo português.
Fazendo fé nas informações em nossa posse, Jonas Savimbi – o mensageiro da democracia para uns, líder rebelde ou terrorista para outros, foi um admirador confesso de Kwame Nkrumah e de seu “ideário” sobre o continente berço, tanto é que as políticas constantes no projecto Muangai se assemelham às muitas defendidas pelo primeiro presidente da República ganesa.
Vaticina-se, que se inspirando em Nkrumah, Jonas Savimbi defendeu para Angola, uma sociedade “mais justa, mais africana e mais acolhedora para todos”, garantiu Paulo Lukamba Gato, em entrevista ao site Angonotícias, em 2006.
No caso vertente, na concepção da UNITA, o então maior adversário político de Agostinho Neto e posteriormente de José Eduardo dos Santos, adoptou uma bandeira que pouco se distancia da do Gana. Pois, a bandeira da República ganesa é constituída por três listras horizontais, a da UNITA também.
A cor vermelha na bandeira do Gana simboliza o sangue derramado nas guerras de independência, na da UNITA, a referida cor representa o sangue derramado dos angolanos nas diversas guerras. Ainda na bandeira do Gana, a amarela simboliza a riqueza mineral do país, o verde representa a riqueza natural e as florestas do país e a estrela negra simboliza a liberdade de África.
Já na bandeira da UNITA, não tendo a cor amarela, o verde representa a esperança, o sol simboliza que quando nasce é para todos e o galo negro representa o despertar da consciência (liberdade) africana.

Quem foi Kwame Nkrumah

Nkrumah foi um Presidente ganês, nascido em 1909 e faleceu em 1972. Ainda jovem foi eleito secretário-geral da Convenção Unida da Costa do Ouro, a favor da pró-independência e foi membro fundador do Partido da Convenção do Povo, iniciando, em 1950, uma campanha de não cooperação não violenta.

Preso várias vezes, foi eleito para o Parlamento ainda quando estava na prisão, tornando-se líder do Government Business e, em 1952, foi eleito primeiro-ministro. Depois da independência do Gana, desenvolver reformas sociais e reprimiu potenciais movimentos subversivos. Em 1960, tornou-se tornou-se no primeiro presidente da República do Gana, período durante o qual procurou ajuda do bloco comunista e empreendeu uma política autoritária.
Em 1966, foi destituído do poder através de um golpe militar enquanto estava em Hanoi, no Norte do Vietname. Nkrumah partiu para a Guiné Conakri quando soube da notícia. Faleceu em abril de 1972.

Contacto: jornalfalante@hotmail.com

0 comentários:

Copyright © 2013 Disputas Políticas